Olá Amigos.
Estamos prestes à virada - trocar de ano lembra renovar tudo que sentimos ou pretendemos.
Nestas horas é que elevamos nossos pensamentos e rogamos sempre um ano melhor, uma vida melhor e que coisas boas aconteçam daqui pra frente.
É bem verdade que se trata apenas de uma virada de um dia para outro, do dia 31/12 para 01/01, mas esta data, ou este momento, não deixa de ser um marco importante para que a mudança venha de nós mesmos, ou que pelo menos passamos a pensar diferente. Você já pode treinar este exercício.
Sabem aquela segunda-feira boa para iniciar um regime? Talvez a virada de ano sirva para a mesma coisa, ou seja, para planejamento, mas num campo muito maior – sua vida.
Particularmente sou alguém que vive a Esperança. Mesmo que o dia anterior tenha sido péssimo, no dia seguinte eu já acordo com ela. Procuro perguntar-me pela manhã que dia gostaria de ter: um bem humorado e feliz? ou um reclamando dos problemas e lamentando da vida?. Fico sempre com a primeira opção. Pelo menos eu tento. Durante o dia, a Esperança só aumenta. Estou sempre cheio de planos e de idéias que até me canso, me estresso, mas sou assim, fazer o que?. O que posso fazer para melhorar? Confesso que as vezes exagero. Vai chegando a tarde e parece que já estou carregado de idéias, mas a Esperança está sempre comigo. Chega a noite e lá está ela comigo, a Esperança, do meu lado, até que adormeço e na manhã seguinte tudo começa novamente. Para um 2011 cheio de paz e amor, é necessário não esquecer da nossa querida Esperança, para que ela não se esqueça de nós.
Esperança na vida; de que tudo pode mudar; que não há mal que sempre dure; que as pessoas podem se transformar, que podem mudar de idéia; esperança que seu sonho pode se realizar a qualquer momento; que aquela velha oportunidade possa bater à suas portas neste exato momento – nesse caso você só precisa estar preparado. Esta estrelinha da esperança jamais pode se apagar, caso contrário se apaga com ela o gosto pela vida e o comodismo se instala.
Em 2011, cuide de seu corpo, mas cuide também da sua mente. Prepare-se para as batalhas do dia-a-dia – que não serão poucas.
Para os concurseiros sonhadores, não pense que a posse em um cargo ou a aprovação no exame da OAB (ah precisamos discutir isso né) lhe dá paz – longe disso. O concurso lhe dá no máximo, estabilidade. Paz? Essa não vem junto com o concurso não – sempre terá algo ou alguém com que se preocupar, alguém ou algo que lhe incomoda, justa ou injustamente, e muito.
2010 foi talvez o ano mais difícil da minha vida. Além de outras, estou tendo de superar uma dor imensa – Papai fisicamente já não está mais com a gente. Tive inúmeros contratempos na vida cotidiana - muito além do normal (só para não dizerem, “mas quem não teve?”). Todavia sei bem que não fui o único. Acredito que tenha superado alguns deles, outros ainda, quem sabe, demore muito, ou nem supere. Na verdade tenho certeza que perdas (que agora pareça improvável) sejam reconquistadas e o tempo me dirá! Ele, o tempo...o tempo........falo nele outra hora!
Para 2011 são tantos planos.......
Não perca a capacidade de acreditar que aquilo que você planejou e sonhou possa acontecer. Preocupe-se mais com você do que com outros, embora não deixe de lado valores como humildade, educação, fraternidade, doação, generosidade e aproveitando dois valores, em especial, também do Direito, razoabilidade e proporcionalidade.
Fale menos, julgue menos, grite menos, compre menos, coma menos – Viva mais, doe e doe-se muito mais.
Temos tanto a fazer em 2011.
Eleve seus sonhos também ao campo difuso, onde mais pessoas possam dele aproveitar.
Deixo-os com uma prece árabe lindíssima e que resume neste momento tudo que sinto:

Meus amigos o seu 2011 é você que fará, mas não abandone sua velha idéia, aquele seu sonho, aquele amor. Dê, e se dê, mais uma chance.
Tente mais uma vez, de forma diferente, mas tente.
Um grande abraço
Do amigo
Rogério