sábado, 19 de julho de 2014

A questão número 4.

Hoje apliquei avaliação do 2º bimestre aos meus alunos do oitavo período da Universidade Federal. Como sei que eles não terão mais minha disciplina pela frente, resolvi fazer um teste sobre uma questão que suplanta os efeitos ou resultados de uma simples pergunta de prova bimestral. Eu sabia que depois eu escreveria este pequeno texto.
Dentre as questões, perguntei “quais eram as novidades sobre as ações possessórias no projeto de lei que cria o Novo Código de Processo Civil”. Essa foi a questão número 4.

A pergunta não é complexa, pois, além de ter esgotado o tema em sala de aula, escrevi artigo sobre isso e foi publicado em vários sites. Apenas uma única aluna acertou. Eu tinha a mais absoluta certeza que (quase) ninguém acertaria.  Os motivos: a) eu jamais tinha feito questionamento em prova para eles perguntando  comparativo do CPC atual com o NCPC; b) a resposta não constava no material que geralmente envio no email e c) quando expliquei sobre o tema em sala havia meia dúzia de alunos ouvintes – era Copa do Mundo.
Perguntei de propósito, mas longe da intenção de prejudicar qualquer aluno. É exatamente o contrário. 
Vejam:

Esqueçam agora qualquer pergunta sobre Direito e tentem trazer isso para a vida.

Quando meus alunos passarem da porta da sala de aula e caírem no mundo real é exatamente isso que vai acontecer todos os dias. Quais as lições?

      1)      As questões difíceis (hard cases) estarão presentes na sua vida.
      2)      Você será quase sempre surpreendido na sua vida lá fora.
      3)      As pessoas poderão se agarrar nos seus pontos fracos.
      4)      Seu material (estudo) nunca será o suficiente.
      5)      Certamente você não será o primeiro colocado se tiver perdido algo importante.
      6)      Não espere “cair de bandeja”  (no seu email) todas as respostas.
      7)      Você poderá ser surpreendido com um questionamento que não sabe, mas poderia saber se tivesse tido um pouco mais de esforço.
      8)      As respostas nem sempre estarão ao seu alcance. Terão que buscá-las para mais longe.
      9)      É quando você se ausenta que há o fortalecimento de outras pessoas.
     10)  E O PRINCIPAL: Quando alguém quiser prejudica-los, saberá exatamente como fazer.

Eu sou fascinado pelos meus alunos e me sinto responsável por prepará-los para além de uma simples questão de prova. É o futuro deles que hoje passa pelas minhas mãos.

A vida estará repleta de questões número 4 e você, meu aluno, vai se lembrar disso e estará absolutamente preparado. Eu sei disso!

Sucesso...do amigo Rogério


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é sempre muito importante.

IntenseDebate Comments - Last 5