domingo, 25 de setembro de 2011

O dia em que conheci Alcatraz - "A Rocha"

Dia 18/9/2011 conheci o presídio (hoje desativado) mais famoso do mundo - Alcatraz, ou popularmente conhecido como "A Rocha".

A penitenciária levou o nome da ilha na qual encontra-se estabelecida.

A ilha de Alcatraz é localizada no meio da Baía de São Francisco na Califórnia, EUA.

Alcatraz, inicialmente foi utilizada como base militar, e somente mais tarde foi convertida em uma prisão de segurança máxima.

Conhecer Alcatraz foi possível porque atualmente, é um ponto turístico operado pelo National Park Service junto com a Área de Recreação Golden Gate.
 
E foi esta aventura que resolvi encarar.

Alcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930 e adquirida pelo Departamento de Justiça dos EUA em outubro de 1933.

Em 01/01/1934 foi reinaugurada como uma Prisão Federal. Durante seus 29 anos de existência, a prisão alojou alguns dos maiores criminosos norte-americanos, como Al Capone, Franklin Stroud (o Birdman of Alcatraz), Alvin Karpis e Frank Morris .

 
A prisão foi fechada em 21/3/63, menos de um ano após a primeira fuga realizada na prisão. O governo alegou que o complexo foi fechado devido ao seu alto custo de manutenção, e ao fato de que não garantia uma total segurança, em relação às prisões mais modernas. Era mais fácil e mais barato construir uma prisão nova do que melhorar as condições de Alcatraz.

A vista da prisão é linda, com olhares para São Francisco conforme foto abaixo, embora nenhum dos presos pudesse aproveitar:


Ao contrário do famoso longa americano "A Rocha", durante 29 anos, a prisão de Alcatraz nunca registrou oficialmente fugas bem sucedidas de prisioneiros. Em todas as tentativas, os fugitivos foram mortos ou afogavam-se nas águas da baia de  São Franciso. Três fugitivos, Frank Morris  e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram das sua celas em 11/6/62 . Somente algumas provas foram encontradas, e elas levam a crer que os prisioneiros morreram, mas, oficialmente, ainda estão listados como desaparecidos e provavelmente afogados.

O lugar chama atenção desde o momento que embarcamos com destino a ilha.

A prisão nunca funcionou ao máximo de sua capacidade que era de 336 celas. No máximo 302 prisioneiros estiveram ao mesmo tempo na penitenciária.

O passeio é fantástico e pode-se conhecer a penitenciária a tarde toda e fornecem no local visita eletrônica guiada por fones de ouvido.

A regra n. 5 da Prisão, mais famosa era: "Você tem direito a receber comida, roupa,  dormitório e atenção médica. Qualquer outra coisa que receba é um privilégio."

Ao todo, 1545 homens cumpriram pena em Alcatraz
É possível conhecer toda a história do presídio em português.









Os prisioneiros que permaneciam em Alcatraz eram considerados indisciplinados e sua permanência era em média de 08 a 10 anos.

A experiência foi fantástica.



Já assistiram " A Rocha" ?

Um general (Ed Harris), herói na Guerra do Vietnã, e seus comandados se apoderam de poderosas armas químicas e se instalam na prisão de Alcatraz, com 81 reféns. De lá eles ameaçam disparar as armas sobre São Francisco se 100 milhões de dólares não forem pagos, sendo que grande parte desta quantia será para doar às famílias de soldados americanos que morreram em missões secretas e nunca foram reconhecidos pela pátria. Para combatê-los, um grupo de elite é mandado para a ilha e entre eles está um jovem especialista em armas bioquímicas (Nicolas Cage) e o único homem (Sean Connery) que escapou do presídio, só que agora ele tem de entrar e, se possível, completar sua missão e sair vivo.


Fontes: Wikipedia e Guia/Mapa Turístico do local.

Um comentário:

  1. Professor, Não tinha conhecimento da interessante história desse presídio! Obrigada por compartilhar sua experiencia conosco!

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é sempre muito importante.

IntenseDebate Comments - Last 5