quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Escola da Magistratura - 2012 - Leia o depoimento de Natália Mourão

Meus amigos, mais turma concluiu na última sexta-feira, 2/12/11, o curso de preparação da Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça de Rondônia.
Já estamos nos preparando para receber a turma 2012 e hoje fizemos a primeira reunião sob a presidência dos trabalhos a cargo do novo diretor do biênio 2012/13, desembargador e professor Walter Waltemberg.
Em breve o edital para as inscrições será publicado, mas já posso adiantar que o eixo de 2012 será Direitos Humanos e Direitos Fundamentais.
Uma das novidades será o oferecimento de especialização lato sensu. Se você tem dúvidas em fazer parte deste programa, conheça o depoimento da nossa aluna da turma 2011, Dra. Natália Mourão:

Sobre a Escola da Magistratura.

No ano de 2011 comemora-se os 25 anos da Escola da Magistratura de Rondônia, o que é motivo de muito orgulho para funcionários, professores, Juízes, Desembargadores, alunos, enfim  para todos que contribuíram para o crescimento da Escola.

Mas este motivo é mais especial ainda para a Turma de 2011, é claro, eu imagino que você caro leitor, pode estar imaginando que estou falando isso só porque eu fiz parte dessa turma. Mas é claro que sim, por qual razão eu diria? (risos).

Eu poderia falar sobre os ensinamentos jurídicos, sobre a elaboração de sentenças, sobre o Júri Simulado, eu poderia dizer tudo que você futuro aluno gostaria de saber, ou seja, falar tudo acerca do aspecto jurídico da EMERON...

Mas ocorre caro leitor e futuro aluno, o Curso que eu e você escolhemos, ou seja, o curso de Direito, é um Ciência Humana, isto é, varia conforme a evolução da sociedade (mas de acordo com o que eu tenho acompanhado, hoje o Direito está mais para uma Ciência Exata, do que humana, mas eu não vou entrar no mérito, o foco do presente texto é outro...), logo, qualquer aspecto jurídico que eu venha abordar, será  inútil para quem for ler esse texto daqui uns 10 (dez) anos.

Portanto o motivo pelo qual eu me ponho a escrever não é que eu quero que esse texto seja imortal como a Divina Comédia de Cervantes, claro que não, seria um ideal um tanto quanto utópico e inatingível, mas quero sim, que pelo menos uma única pessoa que o for ler daqui há 10 (dez) anos, quero que essa pessoa saboreie a minha experiência.

O que me levou a me matricular na EMERON, foi querer colocar a prova o meu desejo de um dia me tornar Magistrada, mas na seara Trabalhista, quando eu comecei a freqüentar a Escola eu pude perceber que o conhecimento e a vontade de ser Juíza não é a única coisa que quero para minha vida.

Eu quero mais, porque, tudo isso, é passageiro, cargo: estabilidade, dinheiro, status, tudo isso meus queridos, é passageiro! Acreditem. Seja bom ou ruim o momento que você está vivendo, é passageiro.

Eu descobri muito além do que elaborar sentenças, ou reforçar conhecimentos que estavam adormecidos, ou que ainda pude aprender.

Eu descobri que eu tenho a capacidade de enxergar todos alunos que estudaram comigo não como concorrentes, mas sim como amigos, amigos com quem quero estar ao lado, sempre que eu tiver a oportunidade, e o melhor de tudo é que tenho a capacidade de amar cada milímetro do ser deles, da maneira que se é, independente de como eu queria que fosse.

Eu descobri que às vezes que o quando não se tem nada de bom a falar, o silêncio já basta. (Raimisson Miranda)

Eu descobri que eu sou absolutamente incapaz de vencer sozinha.

Eu descobri que a vitória é coletiva, mas a derrota é individual. (Henrique Arcoverde).

Eu descobri que por mais que você goste muito de uma pessoa, ela irá te magoar, mas não significa que ela não te ame, ou qualquer outra coisa, essa pessoa é apenas um ser humano e como qualquer outro erra, e por esta razão merece ser perdoado (... Perdoe as nossas ofensas, assim como queremos ser perdoados, “Pai Nosso”).

Eu descobri que amigos vem e vão, mas os verdadeiros permanecem, mas para isso, você deve dar bons motivos.

Eu descobri que eu sou loucamente apaixonada por fotografar, e que em breve serei boa nisso.

Eu descobri o quanto a minha ignorância jurídica é imensa, mas que luto todo dia como tigre para mudar isso.

Eu descobri que sou metade sem os meus amigos, na verdade, eu sou nada sem eles.

Eu descobri que com o Curso da EMERON, confirmou exatamente o que eu sempre quis, que é o desejo de me tornar Magistrada.

Eu descobri nos meus professores, mais do que juízes, mas sim amigos, amigos próximos.

Eu descobri que eu ainda estou anestesiada, pensando que segunda feira, irei assistir aulas na EMERON, e rever os amigos para dar boas gargalhadas.

Eu descobri e aprendi a valorizar a união de uma turma, pois até então tinha um jeito muito singular e egoísta de enxergar a vida.

E por falar na minha turma, meus queridos, tenho algo a lhes dizer: “Quando chega à noite, quando eu oro, eu peço a Deus que jamais permita que eu pense que algum dia eu conquistei algo por meus próprios esforços, porque não é, não foi, e não será, porque eu sou muito dependente de Deus, sem Ele não sou nada. Acho curioso a maneira que as pessoas entende o sentido da palavra “milagre”, talvez as pessoas pense que para que se aconteça um milagre é necessário que desça fogo dos céus, ou luzes coloridas, ou sei lá, o que pensem. Queridos, vejam, Deus é sobrenatural, mas Ele gosta de agir no natural, ele gosta de usar as pessoas, e se eu fui parar na EMERON, seguramente é porque Ele tem um propósito para mim (assim como para cada um de vocês), qual o propósito eu não sei, pode ser que eu descubra amanhã, ou depois, ou ano que vem, ou não sei quando, eu sei que há. Mas como sou humana, e naturalmente imediatista, o maior propósito que Deus me deu, foi me dar vocês, e isso é um milagre por excelência. É isso mesmo, Deus me deu cada um de vocês, e que de uma maneira muito particular, cada um de vocês já fazem parte da minha vida, da minha história, garanto que a Natália que entrou na EMERON, não é a mesma que sai, é uma Natália que leva consigo: a Carol, a Naiane, a Mel, o Paulinho, o Breno, o Henrique, a Germana, o Paulo Maurício, a Tályta, a Sandrinha, a Níara, a Regy, a Jéssica, o Bonny, a Patrícia, o Victor, a Michele, as “Cida’s”, a Rosi, a Vanessa, a Verônica, a Simone, o Felipe, a Annabel, a Edgleide, o Roberto, a Cris, a Bruna...  nossa são tantos amigos que carrego no meu coração, são tantos que carrego em cada centímetro do meu ser, o que construímos foi uma recordação indelével, e que sei, se algum dia, eu conquistar algo na minha vida, eu não terei dúvidas que vocês, repito, vocês foram os maiores responsáveis.


Eu também não poderia deixar de fazer menção a todo corpo docente da EMERON que são os meus mestres, guias, estrelas que estarão sempre a iluminar o meu caminho, aonde quer que eu vá, são aquelas pessoas que durante as provas falam em minha mente (literalmente): Gostaria de registrar o meu agradecimento ao Profº Rogério Montai de Lima, professor este que já tem me acompanhado desde a Graduação, e que me deu a extraordinária honra de ser sua orientanda no ano de 2010, eu me recordo que durante a solenidade da EMERON que ocorreu nesta sexta feira (03.12), durante o discurso dele, como o Paraninfo da nossa Turma, eu senti um misto de alegria e tristeza, ao saber que ele não pode mais me dar aula, mas que será sempre o meu Professor, o Professor da vida, um verdadeiro amigo. E claro não posso deixar de agradecer ao Profº Sérgio Willian que me ensinou a ter respeito e a gostar da Disciplina de Direito Penal, que até então eu odiava a disciplina, obrigada Professor, hoje consigo enxergar a beleza que há em estudar a referida matéria. Gostaria ainda de agradecer a amizade e o exemplo de profissional e ser humano chamado de Sebastião Edenir, Professor parabéns pelas suas aulas e pela serenidade com a qual conseguiu transmitir toda a Disciplina de Direito Civil, em aproximadamente 8 (oito) meses, o que é um grande feito. E por derradeiro quero também deixar claro o meu agradecimento ao Profº Walter Waltenberg, cujo me ensinou a olhar a Disciplina de Direito Constitucional de um modo diferente, hoje, eu não busco apenas estudar a parte técnica da matéria, mas busco aprender todo o seu aspecto histórico, o que me tornou mais crítica e mais exigente ainda com os meus estudos, obrigada por todas as segundas-feiras. E claro não seria suficiente agradecer somente os professores, tenho que agradecer a outras pessoas com quem aprendi, porque quem foi que disse que na EMERON só se aprende com os Professores? Na EMERON, além de se aprender com o corpo docente, pode se aprender com os funcionários, que podem até não saber de Direito, mas que tem algo a ensinar também, como as lições de amizade, carinho, e atenção, portanto quero agradecer a 2 (dois) anjos chamados de “Srº Marinho e Deisy”, pela amizade, paciência, tranqüilidade com os quais lidavam com os nossos problemas, que mais pareciam psicólogos do que funcionários, obrigado por terem me ouvido, por ter deixado colocar as minhas amarguras para fora e as risadas também, tenho um infinito respeito por todos vocês, e que hoje, os tenho como parte da minha família, ou seja, a Família EMERON – 2011. 
Então, o que me resta é parabenizar aos formandos da Turma de 2011, e dizer o quão orgulhosa estou de ter feito parte da vida de vocês, e repetir o quanto vocês fazem parte da minha vida, fazer parte da EMERON para mim, foi uma montanha russa de emoções, obrigada por tudo, e me perdoem, se algum dia fui indelicada com alguém, e principalmente desejo à todos dias iluminados de muito sucesso .

Quanto aos futuros alunos, eu não poderia deixar de falar com vocês também, vocês a partir de agora são mais importantes ainda, vocês vão dar continuidade a esta história que não pode parar: Queridos, se vocês querem viver tudo isso que eu vivi, ou que queiram viver de maneira diferente, venha você fazer parte da Escola da Magistratura de Rondônia – 2012, que traz agora o título de Pós-Graduação, e todos os funcionários e professores estarão carinhosamente esperando de braços abertos.

E como toda linda história seja de aventura, ação, romance, ou qualquer outro gênero, eu não poderia deixar de terminar com um:

THE END!

Natália Lemos Mourão.

Conheça o vídeo que ilustra os 25 anos da Escola:



Interessados poderão obter mais informações no telefone: 69-3217-1066 ou pelo email emeron@tjro.jus.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é sempre muito importante.

IntenseDebate Comments - Last 5