sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dicas para apresentação da Monografia e principalmente como se comportar perante a Banca Examinadora

Meus amigos, acabo de receber um artigo de uma aluna e ex-orientanda que ajuda (e em muito) na preparação e a apresentação da Monografia.
O texto é de Natália Lemos Mourão e, muito bem elaborado,  contém um passo a passo para uma excelentente preparação da pesquisa.
A autora trabalha a questão desde a escolha do orientador, passa pelo tema, preparação da pesquisa, semana que antecede a defesa, da véspera e minutos antes da apresentação e banca examinadora. Fala sobre o grande dia, sobre as perguntas e questionamentos, como deve ser  slides do power point e trajes, além de comentar o que deve ser levado no dia da banca e muito bem traçou as considerações finais.

Parabéns a Natália e boa leitura!

Trechos dos artigo:

"O mais angustiante é que temos um inimigo terrível chamado de: TEMPO! Nossa!!!!! parece que tudo acha de acontecer justamente quando você se senta na frente do seu notebook para escrever a sua monografia, é filho que adoece, é a família que cobra atenção, é bronca do chefe, Exame de Ordem, as semanas de prova da faculdade, casa para arrumar, é o som do vizinho, é o cachorro que late... enfim tudo acha de acontecer no ano mais desafiador da sua vida! Acontece todo tipo de problema! Parece que nessa fase agente atrai todo tipo de problema. Lembro que o meu notebook simplesmente P-A-R-O-U de funcionar! Quase enlouqueci, mas mandei arrumar rapidamente! Mas comigo Graças a Deus nada deu errado, eu tenho um amigo que me chama de Xiita, Caxias, Gastrite e por aí vai... por mais que eu seja tudo isso que ele me chama, mas eu não acho tão ruim o fato de ser xiita, o que acho que ele tenta dizer lá no fundo, é que eu sou muito prevenida! Sempre procuro fazer os meus trabalhos com muita antecedência (muita mesmo) E foi isso que mais me ajudou, fiz do TEMPO, o meu maior aliado e não inimigo! Outro inimigo da gente nessa fase é a “tal” da  inspiração... "

Recomendo!

Um comentário:

  1. Raimisson Miranda28/05/2011, 15:10

    Me serviu muito essas dicas, uma vez estar perto da defesa de minha monografia. São dicas importantes que por alguns momentos, apavorados e fixos somente em alguns nortes acabamos por esquecer.

    Parabéns pela contribuição e pela dedicação, é um dos primeiros passos para galgarmos grandes vitórias.

    Grande Abraço,

    Raimisson Miranda
    Acadêmico de Direito

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é sempre muito importante.

IntenseDebate Comments - Last 5