domingo, 8 de janeiro de 2012

TOP 10 - "O que eu faço em 2012?"

Olá amigos, 2012 chegou! Com o novo ano, novos planos, novos rumos e novas promessas.

Mas e na vida profissional o que fazer? Quais os caminhos seguir diante de tantas oportunidades? O que priorizar?

Pensando nessa difícil escolha decidi escrever um TOP 10 com dicas para o novo ano que vão destinadas desde ao acadêmico até o profissional mais experiente! Vamos lá?

1 - Mesmo que você não tenha a menor idéia do que quer para sua vida profissional, faça algo, opte por alguma coisa e jamais perca tempo! Escolha um curso, uma pós, um aperfeiçoamento e se matricule - só não fique parado assistindo os colegas!

2 - Se você ainda é acadêmico e não faz estágio, corra imediatamente pra fazer - de preferência na Advocacia. Reveja sua lista de contatos, de amigos advogados e consulte conhecidos. Prepare um currículo. Faça ligações e envie emails se não conseguir uma entrevista pessoal. Vá gratuitamente se preciso, mas estagie.

3 - Caso você concluiu a graduação e não passou na ordem, dê preferência absoluta ao exame da OAB mesmo que pense nunca advogar. Você irá -  algum dia vai precisar. Aliás, não há lógica em desprezar uma profissão que servirá pro resto da vida depois de 5 anos de luta na faculdade. Se tiver dificuldade em estudar sozinho ou não funcionou até agora o estudo solidário, reúna um grupo de no máximo 4 amigos e mãos à obra. Estudem 4 horas por dia em grupo. Opte também por um cursinho, à distância mesmo.

4 - Dar preferência absoluta ao Exame da Ordem não significa que você não possa conciliar sua preparação juntamente com um Curso Preparatório Anual ou uma Pós-Graduação. Lembre-se que você pode ser aprovado no Exame de Ordem em questão de meses e se já tinha se matriculado em um curso anual, continuará se aperfeiçoando o resto do ano. Ainda, este curso também ajudará você na aprovação no Exame da Ordem.

5 - Aos recém aprovados no exame da OAB (e considero nesse time os jovens advogados com até 3 anos de profissão),  por mais que queriam concurso, advoguem um pouco (mas não invistam muito – é natural querer ter, por exemplo, o escritório mais bonito da cidade – vá com calma). Sinta a carreira – talvez seja ela a dos seus sonhos e você nem sabe. Recomendo uma Pós em Direito Constitucional.

6 - Aos profissionais mais experientes, de qualquer carreira, e em especial àqueles que não se atualizam há muito tempo, recomendo uma Pós em Processo (civil ou penal). Especializações nestas áreas são quase obrigatórias com as mudanças – Novos Códigos estão chegando. Estudar processo, além de dar um up na carreira, te coloca em dia com a parcela do Direito que você mais atua!

7 - Se quer concurso público, veja as dicas específicas neste mesmo blog (http://rogeriomontai.blogspot.com/2011/03/amigos.html ), mas um bom curso preparatório é fundamental. E faça a distância mesmo. Economize. Há muitas opções gratuitas na internet. Como opção, recomendo consulta ao site Jurisprudência e Concursos (http://jurisprudenciaeconcursos.com.br ). Siga bons professores em redes sociais.

8 - Só compre livros atualizados (de 2012). Não caia na tentação de livros baratos, mas antigos. É possível que já estejam desatualizados (a não ser os clássicos). Leia tudo que comprar!

9 - Quem pensa em dar aula, pense imediatamente no Mestrado e Doutorado urgente - mesmo quem mora em Estados que não possui cursos dessa natureza. Vale o sacrifício. Pode confiar.

TOP TEN- Pra quem quer um mix de tudo e ainda válido como Pós-Graduação (em alguns Estados), faça uma boa Escola da Magistratura ou do Ministério Público.

Um abraço,

Rogério Montai de Lima 

4 comentários:

  1. Eu ainda não passei na oab. Vou seguir o conselho: fazer um cursinho. Obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. celso luiz mutz08/01/2012, 20:26

    Professor Rogerio , vindo do senhor, essas dicas sao pra abraçar mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Prof, cite algumas dessas Escolas da Magistratura e do MP que ofereçam cursos preparatórios válidos como pós!!!

    ResponderExcluir
  4. Professor Boa Tarde!
    Passei na OAB ainda na faculdade, e agora estou me concentrando para concurso público, contudo sempre quis lecionar... Não sei se faço pós ou inicio um cursinho preparatório ou se faço os dois ao mesmo tempo e ainda se advogo logo ou espero passar num concurso! Sem contar que mestrado e doutorado agora, seja pelo valor, pelo tempo ou pela distância se tornam um sonho distante para mim!! Gostaria de sua opinião! Obrigada desde já.
    Keite

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é sempre muito importante.

IntenseDebate Comments - Last 5