sábado, 9 de outubro de 2010

Nobel da Paz de 2010

Amigos, uma questão frequente em concursos públicos no que se refere a parte de conhecimentos gerais é exigirem do candidato o conhecimento sobre o atual Nobel da Paz. Se nao bastasse o conhecimento para concurso, também, para crescimento pessoal e cultural  é de extrema importância sabermos sobre o eleito.

O ativista chinês Liu Xiaobo é o vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2010, conforme anunciado em Oslo, na Noruega, na sexta-feira, dia 08/10/10. Liu, um ex-professor de literatura, é o primeiro cidadão chinês a receber o prêmio. Ele passou os últimos 20 anos entrando e saindo das prisões chinesas por defender reformas democráticas.


Liu, de 54 anos, foi detido pela primeira vez após os célebres protestos do movimento estudantil na praça da Paz Celestial, em Pequim, em junho de 1989, violentamente reprimidos pelo governo.

Nas últimas duas décadas, Liu Xiaobo foi um grande porta-voz em favor da aplicação dos direitos fundamentais na China.

O Prêmio Nobel da Paz é atribuído todos os anos pelo Comitê Nobel da Noruega, composto por cinco pessoas indicadas pelo Parlamento norueguês. A composição do comitê reflete a relação de forças entre os partidos políticos no parlamento, e conta com o auxílio de consultores técnicos especialmente designados.

Vencedores do Nobel da Paz desde 2000


ANO VENCEDOR PAIS

2010 Liu Xiaobo China

2009 Barack Obama EUA

2008 Martti Ahtisaari Finlândia

2007 Al Gore (Estados Unidos) e o painel da ONU sobre a mudança climática (Painel Intergovernamental para Mudança Climática, IPCC) EUA

2006 Muhammad Yunus e o Banco Grameen de microcréditos Bangladesh

2005 Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e seu diretor Mohamed ElBaradei (Egito)

2004 Wangari Maathai Quênia

2003 Shirin Ebadi Irã

2002 Jimmy Carter EUA

2001 Organização das Nações Unidas (ONU) e seu secretário-geral Kofi Annan (Gana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é sempre muito importante.

IntenseDebate Comments - Last 5