domingo, 31 de outubro de 2010

Valorize seu professor.....

Olá meus queridos, hoje vou escrever sobre relação dos alunos com os professores e vice-versa.

Nas minhas pesquisas, encontrei um artigo muito interessante escrito pelo professor William Douglas, que é juiz federal, professor, especialista em provas e concursos públicos. No artigo ele convida, por um minuto, e eu faço o mesmo, a pensar em dois professores que passaram por sua vida. Um bom, outro ruim.

Profissionais bons e ruins existem em todos os lugares. Hoje separo para falar do bom.

O professor William Douglas, com muita presteza afirma que "Quando o assunto é professor, as recordações estarão indelevelmente marcadas por uma vida inteira. Às vezes, se projetam nas lições aprendidas com o mestre, as quais passamos aos nossos filhos e alunos. Professores podem construir ou destruir vidas, carreiras, memórias e o amor – ou angústia – frente a uma profissão ou matéria. Esse profissional, que pode ser misto de pai, mãe, amigo, tio, coach, personal etc., é muito mais poderoso, para o bem ou para o mal, do que se pode descrever."

No entato, minha grande preocupação é a falta de reconhecimento (pelos alunos e pelos coordenadores) dos professores bons, aqueles que fazem a diferença, a verdadeira diferença. Aqueles que, de coração se entregam na aula. Que gritam, que brincam, que suam a camisa. Que prepara a aula, que disponibiliza e se disponibiliza para mais. Aquele que não encerra a aula no toque da campainha ou no apagar das luzes, mas que fomenta para a próxima aula o gosto de quero mais.... Seria impensável que você não tem ou não teve um professor desses... 

Quando o professor é ruim as críticas chegam muito rápido a qualquer lugar, mas quando o professor é bom, parece que a opinião é a de que ele não fez mais do que sua obrigação e por isso não é preciso levar a diante um elogio.

O professor William Douglas, ao falar do bom professor, acrescenta que se você puder, "ligue para o bom, mande e-mails, sms, Orkut, Facebook, Twitter. Ou, quando menos, diga o nome dele e jogue-o pelo mundo afora, pois mesmo que o tal professor não venha a saber, seu exemplo será mais um tijolo na construção do bom magistério. Inspire-se nele, inspire-se através dele."

Isso não é "confete", mas reconhecimento, carinho.....
Outro ponto importante, destacado pelo professor William Douglas, e que concordo plenamente, é o fato de que, infelizmente, existem muitos alunos que vão para as aulas não para aprender com os professores, mas para competir com eles.

O professor lista erros mais comuns que os alunos cometem:

"1- Ficar julgando o professor ao invés de aprender com ele.
2- Endeusar ou menosprezar professores, o que inclui só aceitar professores de um ou de outro estilo (existe o sério, o divertido, o técnico, o showman etc., o que importa não é isso, mas aprender o que ele tem a ensinar).
3- Querer dar o tema, forma, ritmo etc. da aula. Se o sistema do professor não é bom, troque de professor ao invés de tentar usurpar suas funções.
4- Competir com o professor ou se dedicar a irritá-lo, procurar erros etc.
5- Não respeitar a autoridade do professor.
6- Não estudar e nem realizar as tarefas determinadas pelo professor.
7- Não prestar atenção à aula (caso não queira ficar, saia, mas não atrapalhe o professor nem os colegas)."

O entrevistado das páginas amarelas da Veja desta semana é o atual reitor da USP, Dr. João Grandino Rodas publicada em 27/10/10 e ele afirma que as melhores instituições de ensino do mundo se pautam pela meritocracia. Diz que não há outro caminho. Defende, claramente a premiação por mérito, sob pena dos melhores professores abandonarem a universidade.

Tudo isso meu querido aluno, passa por você. Valorize seu professor, - se ele merece.....

Abraços

Rogério

consultei : http://www2.injur.com.br/pg/artigo/William/read/2557/sobre-os-professores

2 comentários:

  1. Adorei o post! Sou do ramo e concordo em gênero, número e grau! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muitos elogios ouço a seu respeito. Lamento não ter tido a oportunidade de tê-lo como professor. Mas em algun semestre quem sabe? Um Abraço Rogério e tudo de bom.

    ResponderExcluir

Comente. Sua opinião é sempre muito importante.

IntenseDebate Comments - Last 5