sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Escola da Magistratura de Rondônia forma turma 2010

Meus amigos, em 08/12/10, foi noite de festa para mais uma turma de formandos do Curso de Preparação para a Magistratura, promovido pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron). Na noite desta quarta-feira, 8, os 27 alunos, bacharéis em Direito, receberam o certificado das mãos da mesa diretora do evento. Na composição de honra, o juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, que deu nome à turma; o paraninfo, juiz Sérgio William Domingues Teixeira, e o patrono, juiz Rogério Montai de Lima. Presidiu a cerimônia o diretor da Emeron, desembargador Valter de Oliveira. O presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, representou o TJRO.


O curso teve duração de 8 meses e durante as aulas os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre diversas áreas da ciência jurídica com juízes e desembargadores do Judiciário de Rondônia. Essa rica troca de experiências, entre profissionais que atuam diretamente na resolução dos conflitos sociais foi destacada pelo desembargador Marcos Alaor. O presidente em exercício do TJRO destacou a relevância dos ensinamentos apreendidos durante as mais de 724 horas/aula do curso. O desembargador, que ministra aulas de Direito Tributário no curso, encerrou a cerimônia com uma reflexão do escritor Fernando Sabino, sobre superações e obstáculos na vida de quem persegue grandes sonhos. E destacou que, além de preparar para o disputado concurso para juiz, o curso da Emeron, ao longo dos anos, tem em seu quadro de ex-alunos, promotores de Justiça, procuradores, delegados e outros profissionais da área jurídica em Rondônia.


Para o juiz homenageado com o nome da turma, emoção e reflexão. Edenir da Rosa falou sobre a necessidade de o juiz na atualidade não esquecer os ensinamentos cristãos, de amor e respeito ao próximo, colocando sempre o ser humano em primeiro lugar. O professor de Direito Civil no curso lembrou aos alunos que antes de serem profissionais, de buscarem ascensão na carreira que escolherem, é preciso ter ciência de que o mais importante são as pessoas, é a elas que se deve a prestação jurisdicional. "Somos obrigados a cuidar do outro". Pensamento corroborado pelo paraninfo da turma. Sérgio William recordou que ele próprio foi aluno do curso antes de passar pelas rigorosas provas do concurso de juiz. "A partir de agora novos horizontes (...) é preciso agir sem esquecer os sonhos". Ele é o professor de Direito Penal.


O professor Rogério Montai, responsável pela disciplina de Direito Processual Civil, destacou a responsabilidade ética do profissional da área jurídica e destacou que a formação é contínua e não termina com a formatura, pois é na prática que os jovens alunos terão a oportunidade de aprimorar os conhecimentos. Esse caminho em busca da sabedoria tem passagem obrigatória pela troca de experiências em sala de aula, defendeu o diretor da escola. O desembargador mencionou a tradição da formação oferecida pela Emeron à comunidade acadêmica de Rondônia como um dos pilares dessa importante qualificação jurídica.



Após a entrega dos certificados, o aluno Caio Raphael Veche e Silva, em nome da turma, agradeceu aos professores e servidores da Emeron e do Tribunal de Justiça de Rondônia, que "não medem esforços para despertar vocações nas carreiras jurídicas". Os juízes Edenir da Rosa, Sérgio William e Rogério Montai receberam placas de homenagem e a servidora Deisy Ribeiro Neves Fernandes foi escolhida a amiga da turma.



 
Fonte: site TJ/RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Sua opinião é sempre muito importante.

IntenseDebate Comments - Last 5