Amigos, comemora-se o dia internacional dos direitos humanos. Em 10 de dezembro de 1948, foi aprovada, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por ser o primeiro documento internacional que afirma a universalidade dos direitos fundamentais e a igualdade entre todos os seres humanos, a declaração é considerada um marco para a proteção e respeito dos direitos humanos.
A data marca o 62º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o primeiro documento a reconhecer, no âmbito internacional, direitos fundamentais aplicáveis a todos, independentemente de raça, etnia, gênero, origem, religião, idade, situação civil, condição de saúde, ou qualquer outra forma de diferenciação.
Portanto, é preciso, assegurar a universalidade dos direitos humanos, enriquecida pela diversidade cultural, e não medir esforços no propósito de assegurar na prática a indivisibilidade de todos os direitos humanos (civis, políticos, econômicos, sociais e culturais), com atenção especial aos mais necessitados de proteção (os socialmente excluídos e os segmentos mais carentes e vulneráveis da população), a fim de que os princípios do direito internacional dos direitos humanos alcancem as bases das sociedades nacionais e internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente. Sua opinião é sempre muito importante.